quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mudanças no ranking da CBF prejudicam o JEC

Nesta terça-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez importantes mudanças no rankiamento que dá acesso à Copa do Brasil. A classificação anterior indicava o Tricolor como um dos 10 times que entrariam pelo ranking na competição nacional. Esse antigo modo, que estava em vigor desde 2003, contava os pontos da equipe a partir de 1959. A nova formulação medirá o desempenho dos times nos últimos cinco anos.

Infelizmente, para o JEC e outros clubes como Juventude (RS), Paysandu (PA) e Londrina (PR) essa mudança não foi benéfica. Como o Tricolor, há pouco tempo, estava sem série, a pontuação será menor, comparada com times que nesse período disputavam as séries A. Os maiores beneficiados, perante essa troca serão: Figueirense, Barueri, Avaí, São Caetano e Atlético-GO, que jogaram a primeira divisão.

Diante dessa situação, o Tricolor tem apenas uma alternativa para disputar a Copa do Brasil 2013, a Copa Santa Catarina. O torneio catarinense dá direito ao campeão a vaga para o torneio nacional. Porém, a situação do Tricolor não e nada boa. Se quiser chegar à final, o JEC terá que vencer as duas partidas restantes: Camboriú e Metropolitano. O primeiro fora de casa e o segundo na Arena Joinville.

Importante destacar que esse novo modelo de pontuação tornará mais justo a classificação, pois dará privilégio a quem está melhor nos últimos anos. Entretanto, isso deveria ter sido anunciado com mais antecedência. O que permitiria, portanto, um melhor planejamento dos times. O próprio JEC se não estivesse disputando a Copa SC, o que muitos defendiam, estaria fora da próxima edição da Copa do Brasil.

Veja os critérios de pontuação

Fontes: EstadãoLeonardo Bertozzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário